Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Duas Bloggers, Duas Histórias, Uma Doença : A Anorexia.

Duas bloggers, irmãs na doença, juntaram-se num só blog para contarem as suas vitórias. O nosso objectivo será sempre ajudar (se possível) quem esteja a passar por esta doença... a anorexia!

Vocês perguntam. Nós respondemos # 4

E voltamos mais uma vez com a nossa rubrica.

Desta vez, conforme o que dissemos anteriormente, é altura de responder á pergunta da nossa querida Kikas.

 

P: Olá queridas a minha pergunta é algo que já ouvi falar várias vezes: É verdade quando dizem que quem passa/teve uma anorexia ou anorexia nervosa, a mesma acompanha a pessoa o resto da vida? Ou seja, nunca se fica inteiramente curada/o da/s mazela/s?

 

Catarina: Não sei se todos os casos são iguais mas eu acho que a doença nunca me deixou. Sei que venci a doença mas, por vezes, sinto que ela está escondida nas sombras à espera que eu dê um paço em falso. acho que ganhei este medo durante o internamento. Conheci uma senhora que tinha estado doente em jovem e tinha-se curado. Depois aos quarenta separou-se e os problemas fizeram-na voltar para a doença. Esta história juntamente com outras vez-me perceber que a taxa de recaídas é bastante grande, o que me leva a ter receio. Nunca dei conta que estava doente o que é que me dá certezas que não posso ficar novamente sem me aperceber? A opção que tomei foi não me deixar intimidar por esta sombra que me segue e trabalhar diariamente para nunca a deixar voltar a tomar conta de mim.

 

Vânia: É uma pergunta que me deixa com algum medo pois soube de casos de recaídas já bastante tardios. Mas, não podemos pensar dessa forma.
A minha médica disse-me uma vez que a anorexia era para a vida. E acho que é. Até porque as mazelas ficaram e infelizmente são mais do que as que gostaria e que me atrapalham a vida de vez em quando... são tudo coisas que não irão voltar a ser o que eram.
Hoje em dia como de tudo (pelo menos quando o estômago deixa!) e às vezes até demais. Ganhei gosto pela comida, coisa que até há pouco tempo não conhecia. Sinceramente, não me vejo a conseguir voltar a deixar de comer como fiz. Porém, há dias em que me olho ao espelho e volto a não gostar do que vejo. Mas depois passa! Pelo menos, até agora tem passado. Sei que acontece a muitas mulheres, mesmo não tendo tido anorexia. Por isso, mais vale pensar que é só uma fase de mulher e que nada tem a ver com a doença.
Quando a minha avó faleceu, tive uma fase em que não conseguia comer. O mesmo aconteceu quando foi o meu avô e depois o meu padrinho. Mas voltei a mim, não podia fazer a minha família passar por isto outra vez. E acho que o facto de conseguirmos pensar também nos nossos e saber o que já se sofreu no passado que não nos deixa cair novamente

  

 

Obrigada, Kikas, pela pergunta. E na próxima rubrica contamos responder à nossa querida B♥.

Podem continuar a fazer as vossas perguntas pois vamos tentar dedicar um bocadinho de tempo a cada uma. :-)

4 comentários

  • Imagem de perfil

    LadyVih 10.08.2016 10:35

    Desculpe perguntar, Sandrine, mas que têm os seus pés? O que é que a sua doença lhe fez? 
    Obrigada, mais uma vez, pelo seu comentário e pela sua visita. :-) é sempre bom tê-la por cá. 
  • Sem imagem de perfil

    Sandrine 10.08.2016 10:59

    Vânia primeiro que tudo, por favor, trata-me por tu ;)!
    Quanto aos meus pés...comentei num outro post que sofro de uma doença autoimune, denominada Artrite Reumatóide, desde os meus 24 anos! A doença,entre outros efeitos, ataca as articulações do nosso organismo causando dor, edema e deformação das mesmas! Ao longo de 16 anos da doença fiquei com sequelas/deformações nas mãos e pés!  Um deles é apenas o vulgo joanete mas o outro não, para além do doloroso e inestético joanete os dedos também não estão bem... Enfim...infelizmente tive de aprender a viver com a doença mas há dias bons e dias menos bons (como prefiro dizer :) ) e com ela aprendi, e cada vez mais, a máxima de viver o dia a dia...Hoje posso estar super bem, disponível, capaz mas amanhã não sei...Contingências de quem vive com uma doença crónica!
  • Imagem de perfil

    LadyVih 10.08.2016 11:47

    A doença eu lembrava, apenas não sabia que fazia isso... lamento. Infelizmente doenças dessas são muito complicadas. Mas, espero que sejam melhores e mais frequentes os dias bons.
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.